(segunda parte)
Os Nove Graus do Ir-nascer
1) O maior Nível do maior Grau
[22] Disse o Buda a
Ananda e Vaidehi: “Os que alcançam o ir-nascer no maior nível do maior grau são
os seres sencientes que
decidem renascer
naquela Terra e despertam para os três tipos defé, obtendo assim o ir-nascer.
Quais são estes três tipos [defé]?
Primeiro, a fé sincera;
segundo, a fé profunda; e terceiro, a fé que busca o ir-nascer através da
transferência de méritos. Os que
possuem estes três
tipos de fé certamente hão de alcançar o ir-nascer.”
“Existem ainda três
tipos de seres sencientes que alcançam o ir-nascer. Quem são estes três?
Primeiro, aqueles que, possuindo um
coração compassivo,
abstém-se de matar e obedecem aos preceitos;segundo, os que recitam os Sutras
Mahayana da Coleção
Vaipulya; e terceiro,
os que praticam as seis formas de rememoração. Estes aspiram a renascer na
terra búdica através da
Transferência de Méritos
das práticas e, com os méritos adquiridos entre um e sete dias de realização de
tais ações, alcançam oirnascer.”
“Quando se está,
através de dedicação e coragem, para renascer naquela Terra, surgem diante do
praticante o Tathagata Amitayus,os
Bodhisattvas
Avalokiteçvara e Mahasthamaprapta, inúmeros Budas em corpo de manifestação, uma
grande assembléia de cem mil
monges, çravakas e
inumeráveis devas, em majestosos palácios. Ao lado de Mahasthamaprapta,
Avalokiteçvara oferecerá ao
praticante um assento
de diamantes. Amitayus então inundará com sua luz o corpo do aspirante, e ao
lado de Avalokiteçvara e
Mahasthamaprapta e de
incontáveis Bodhisattvas, estenderá suasmãos em sinal de boas vindas, saudando
e reverenciando o
praticante. Vendo isto,
o aspirante regozija-se tanto que chega a dançar. Ele então vê a si mesmo
repousando sobre o assento de
diamante e ao seguir o
Buda, renasce naquela terra em um piscar de olhos”.
“Após alcançar o
ir-nascer, ele vê o corpo doBuda completo, com todas as suas características.
Vê ainda os corpos dos bodhisattvas,
por completo e com
todas as suas características. Ouve luzes brilhantes de majestosas árvores
pregando o maravilhoso Dharma, e
assim desperta para o
não-surgimento dos Dharmas. Em um breve momento, ele visita e venera todos os
Budas das dez direções, e
recebe de cada um deles
predições sobre sua futura condição búdica. Retornando à TerraPura, ele obtém o
portal de centenas de
milhares de dharanis. A
este chamamos de Aquele que Alcançou o Renascimento no maior Nível do maior
Grau”.
2) O Nível Intermediário do Maior Grau
[23] “Os que alcançam o
ir-nascer no nível intermediário do maior Grau são aqueles que não
necessariamente memorizaram,
estudaram ou recitaram
sobre os sutras Mahayana da Coleção Vaipulya, mas compreenderam tão bem a
verdade neles contida que não
mais se surpreendem com
tais verdades supremas. Possuem uma profunda fé no princípio da causa e efeito,
e não dizem mal sobre o
Mahayana. A partir de
tais qualidades o aspirante realiza a Transferência de Méritos, almejando assim
o ir-nascer.”
“Quando um aspirante
como este chega ao fim de sua vida, Amitayus surge trazendo um assento dourado
púrpura, acompanhado por
Avalokiteçvara,
Mahasthamaprapta, inumeráveis sábios e atendentes. O Buda saúda-o, dizendo:
‘Filho do Dharma, por terdes
praticado o Mahayana e
apreciado as verdades supremas, vim te dar as boas vindas’. Ele e mil Budas
emcorpo de manifestação
estendem ao mesmo tempo
suas mãos ao aspirante, que vendo a si mesmo sobre o assento dourado púrpura,
junta suas mãos e
reverencia aos Budas.
Num piscar de olhos, ele renasce naquela Terra, em meio a um lago de sete
preciosidades.”
“O assento dourado
púrpura tornou-se como uma grande e preciosa flor de lótus, que se abre após
uma noite. O corpo do aspirante
tornou-se dourado
púrpura, e sob seus pés há flores de lótus adornadas pelas sete gemas. Juntos,
o Buda e os Bodhisattvas liberam
uma inundação de luz,
que ilumina o corpo do aspirante. Seus olhos instantaneamente se abrem, e tudo
se torna claro. Devido ao
acúmulo de méritos
anterior, escuta as vozes de todos os lugares, que expõem somente as mais
profundas e supremas verdades.
Descendendo de seu
assento dourado, curva-se com as palmas das mãos unidas e reverenciao Honrado
do Mundo. Após sete dias, ele
imediatamente atinge o
estágio de não-retrocesso, ao compreender a suprema e insuperável iluminação.
Agora ele pode também voar
livremente através das
dez direções, para reverenciar todos os Budas e aprender com eles samadhis.
Após um breve kalpa, ele alcança
o conhecimento sobre o
não-surgimento, e recebe uma predição sobre sua futura condição búdica. A este
chamamos de Aquele que
Alcançou o Renascimento
no Nível Intermediário do maior Grau.”
3) O Menor nível do Maior Grau
[24] “Os que alcançam o
ir-nascer no menor nível do maior grau são aqueles que aceitam, da mesma
maneira, a lei de causa e efeito, e
não dizem mal sobre o
Mahayana, aspirando à Iluminação maior. A partir de tais qualidades o aspirante
realiza a Transferência de
Méritos, almejando
assim o ir-nascer”.
“Quando um aspirante
como este chega ao fim de sua vida, Amitayus surge trazendo uma flor de lótus
dourada, ao lado de
Avalokiteçvara,
Mahasthamaprapta e de um grupo de acompanhantes. Cria ainda, para recebê-lo,
quinhentos Budas em Corpo de
Manifestação. Estes
irão, todos ao mesmo tempo, estender suas mãos, e reverenciar o aspirante,
dizendo: ‘Filho do Dharma, como
agora despertaste, de
forma pura, para a aspiração pelaSuprema Iluminação, estamos aqui para
receber-te’”.
Vendo isto, o aspirante
encontrará a si mesmo repousando sobre a flor de lótus dourada, que logo se
fecha sobre ele. Ao seguir o
Honrado do Mundo, ele
imediatamente renasce em um lago de sete preciosidades. Após um dia e uma
noite, a flor de lótus abre-se e,
em sete dias, o
aspirante poderá contemplar o Buda. Embora ele veja o corpo búdico, ele é ainda
incapaz de discernir com clareza
suas marcas e características
físicas. Ele passa a distingui-las com clareza após três semanas, quando passa
também a ouvir todos os
sons e vozes que
proclamam o Maravilhoso Dharma. Passa a poder viajar pelas dez direções, no
intuito de realizar oferendas e ouvir
os profundos
ensinamentos profundos. Após três breves kalpas ele adquire clara compreensão
sobre o portal dos cem dharmas e passa
a viver em estado de
regozijo. A este [aspirante] chamamos de Aquele que Alcançou o Renascimento no
menor Nível do maior Grau.
[A visualização destas
três classes de seres] é chamada de Contemplação dos aspirantes do maior Grau,
e é a Décima Quarta
Contemplação.
4) O maior nível do grau intermediário
[25] Disse o Buda a
Ananda e Vaidehi: “Aqueles que alcançam o renascimento no maior nível do grau
intermediário são os seres
sencientes que observam
os cinco preceitos fundamentais e os oito prescrições para os leigos, vivendo
conforme as várias regrase
abstendo-se de cometer
as cinco graves ofensas e outras transgressões. A partir desta bondade o
aspirante realiza a Transferência de
Méritos, almejando
assim o renascer no quadrante ocidental do Mundo da Suprema Alegria.“
“Quando um aspirante
como este chega ao fim de sua vida, Amitayus surge diante dele, radiante de luz
dourada, e cercado por
numerosos monges e
acólitos. [Amitayus] então prega a verdade sobre o sofrimento, o vazio, a
impermanência e a insubstancialidade,
e exalta a renúncia ao
mundo como forma de fugir ao sofrimento”
“Vendo isto, o
aspirante regozija-se enormemente, e vê a si mesmo repousando sobre uma flor de
lótus. Ele se ajoelha, junta as
palmas das mãos e
reverencia o Buda. Antes que ele erga sua cabeça, alcança o ir-nascer na Terra
da Suprema Alegria, e seu lótus
logo se abre. Quando a
flor desabrocha, ele ouve vários sons e vozes que exaltam as Quatro Nobres
Verdades. Ele imediatamente
alcança a condição de
Arhat, adquire os trêstipos de conhecimento transcendente e os seis poderes
sobrenaturais, compreendendoas
oito formas de
libertação. A este [aspirante] chamamos de
Aquele que Alcançou o Renascimento no maior nível do Grau
Intermediário.
5) O Nível Intermediário do Grau Intermediário
[26] “Aqueles que
alcançam o renascimento no nível intermediário do grau intermediário são os
seres sencientes que observaram as
oito prescrições para
os leigos por pelo menos um dia e uma noite, ou que pelo mesmo período
observaram os preceitos para os
noviços, ou ainda
aqueles que observaram perfeitamente os preceitos morais, e não se rebaixaram
em sua dignidade. A partir de tais
qualidades o aspirante
realiza a Transferência de Méritos, almejando assim o renascer na Terra da
Suprema Alegria”.
“Quando um aspirante
como este, impregnado pelo perfume dos preceitos, chega ao fim de sua vida, ele
vê Amitayus vir em sua
direção acompanhado por
seus acólitos, radiante de luz dourada e trazendo uma flor de lótus adornada
pelas sete gemas. Ele ouveuma
voz vinda do céu que o
louva, dizendo: ‘Homem de boas ações, por serdes virtuoso e terdes seguido os
ensinamentos dos Budas dos
três mundos, vim
receber-vos”. O aspirante encontrará a si mesmo repousando sobre uma flor de
lótus. A flor se fecha, e o aspirante
imediatamente renasce
em um lago de preciosidades na Terra Ocidental da Suprema Alegria. Após sete
dias o broto de lótus
desabrocha, e o
aspirante então abre seus olhos. Com as palmas das mãos unidas ele reverencia o
Honrado do Mundo, regozija-se ao
ouvir o Dharma e
alcança o estágio de srotâpanna, e após meio kalpa, torna-se um arhat. A este
[aspirante] chamamos de Aquele que
Alcançou o Renascimento
no nível Intermediário do Grau Intermediário”.
6) O menor nível do grau intermediário
[27] “Aqueles que
alcançam o renascimento no menor nível do grau intermediário são bons homens e
mulheres que, obedientes,
tomam conta de seus
pais e exercem no mundo compaixão e benevolência. Quando um praticante como
este chega ao fim de sua vida,
ele encontra um bom
professor, que há de explicar-lhe tudo sobre a alegria da Terra de Amitayus e
sobre os quarenta e oito votos do
Bhikku Dharmakara.
Ouvindo isto sua vida chega ao fim, e, no curto tempo em que um forte homem
leva para curvar e novamente
estender seu braço, [o
aspirante] obtém o ir-nascer na Terra Ocidental da Suprema Alegria. Sete dias
após seu renascimento,
encontrará
Avalokiteçvara e Mahasthamaprapta, e regozijar-se-á ao ouvir deles o Dharma.
Após um breve kalpa, ele se tornará um
Arhat. A este
[aspirante] chamamos de Aquele que Alcançou o Renascimento no menor nível do
Grau Intermediário. [A visualização
destas três classes de
seres] é chamada de Contemplação dos aspirantes do Grau Intermediário, e é
a Décima Quinta”.
Contemplação”.
7) O maior nível no menor grau
[28] Disse o Buda a
Ananda e Vaidehi: “Aqueles que atingem o ir-nascer no maior nível do menor grau
são os seres sencientes que
cometeram vários atos
malignos, mas não difamaram os sutras da Coleção Vaipulya. Quando um ser tolo como
este, que cometeu o
mal sem sentir remorso,
chega ao fim de sua vida, poderá encontrar um bom mestre, que recitará os
títulos das doze divisões das
escrituras do Mahayana.
Ao ouvir os títulos dos sutras, o aspirante é liberado do mau karma acumulado durante
mil kalpas. Ainda,
este sábio mestre o
ensinará a juntar as palmas das mãos e recitar Namu Amida Butsu1[1]. Recitar o
nome do Buda extingue o mau
karma cometido durante
cinqüenta kotis de kalpasdo samsara.”
“O Buda então envia ao
aspirante seu corpo manifesto, bem como os de Avalokiteçvara e
Mahasthamaprapta; eles reverenciam o
aspirante, dizendo:
‘Muito bem, homem de boas ações! Ao chamar pelo nome do Buda seu mau karma foi
extinto, e assim vimos
receber-te’. Quando
proferidas tais palavras, uma inundação de luz brota do Buda em Corpo
Manifesto, ocupando todo o ambiente. O
aspirante então se
regozija e morre. Sentado em uma flor de lótus adornada por gemas, ele seguirá
o Buda em Corpo Manifesto, e
renascerá em um lago de
preciosidades. Em sete semanas, o broto de lótus se abrirá e os grandes e
compassivos Avalokiteçvara e
Mahasthamaprapta
surgirão diante do aspirante, emanando magníficos raios de luz, e pregarão
sobre os ensinamentos extremamente
profundos das doze
divisões das escrituras“.
“Ouvindo isto, o
aspirante os aceita e compreende, e desperta sua aspiração pela Suprema
Iluminação. Após dez breves kalpas,
adquire clara
compreensão sobre os cem dharmas e alcança o primeiro estágio da condição de
Bodhisattva. A este [aspirante]
chamamos de Aquele que
Alcançou o Renascimento no maior nível do menor Grau. Aqueles que tem a
oportunidade de ouvir o nome
do Buda, o nome do
Dharma e o nome do Sangha – os nomes das três jóias – também podem renascer
naquela terra”.
8) O nível intermediário do menor grau
[29] Disse o Buda a
Ananda e Vaidehi: “Aqueles que alcançam o renascimento no nível intermediário
do menor grau são os seres
sencientes que violaram
os cinco preceitos fundamentais e as oito prescrições para leigos, além de
todas as regras morais. Um [ser]
como este é tão tolo a
ponto de roubar os pertences da comunidadecomo um todo, ou os bens pessoais de
monges em particular. Ele
prega o Dharma com
motivos impuros, sem sentir remorsos. Alguémassim deve cair no inferno, em
conseqüência de suas más
ações”.
“Quando se aproximar o
fim de sua vida, e as chamas do inferno dele se aproximarem, poderá encontrar
um bom mestre, que com
grande compaixão lhe
explicará sobre a virtude dos dez poderes do Buda Amitayus, pregando tudo sobre
o poder da luz daquele
Buda, sobre suas
virtudes e sobre os preceitos, meditação, sabedoria, emancipação e sobre o
conhecimento que se segue à
emancipação. Ouvindo
isto, o mau karma acumulado durante oitenta kotisde kalpasdo samsaraé extinto,
e as ferozes chamas
infernais
transformam-se em uma refrescante brisa, na qual flutuam flores celestiais. Em
cada flor existe um Buda ou Bodhisattva em
Corpo Manifesto, para
dar-lhe as boas vindas”.
“Em um instante, ele
atinge o ir-nascer dentro de um broto de lótus, em meio a um lago de sete
preciosidades. Após seis kalpas o
broto de lótus se abre,
ao que Avalokiteçvara e Mahasthamaprapta confortam-no com suas nobres vozes, e
pregam-lhe sobre a
profundidade dos sutras
do Mahayana. Ouvindo isto, ele imediatamente desperta sua aspiração pela
Suprema Iluminação. A este
[aspirante] chamamos de
Aquele que Alcançou o Renascimento no nível Intermediário do menor Grau”.
9) O Menor nível do Menor grau
[30] Disse o Buda a
Ananda e Vaidehi: “Aqueles que alcançam o renascimento no menor nível do menor
grau são os seres sencientes
que cometem atos
malignos como as cinco graves ofensas, os dez maus atos, e todo o tipo de
imoralidade. Devido a tantas más ações,
um ser tolo como este
merece cair nos caminhos malignos e sofrer, durante inúmeros kalpas, agonias
sem fim. Quando chega ao fim
de sua vida, [um ser
como este] poderá encontrar um bom mestre, que o consolará de diversas formas,
pregando-lhe sobre o
Maravilhoso Dharma e
incentivando-lhe a rememorar o Buda. Ele estará, no entanto, muito atormentado
pela dor para fazê-lo. Um
bom amigo poderá então
aconselhá-lo: ‘Se não puderes concentrar-te sobre o Buda, poderás ao menos
recitar Buddha Amitayus.’
Faze-o de forma sincera
e sem interrupções, até que, ao menos por dez vezes, tenhas recitado Namu Amida
Butsu. A cada repetição do
nome do Buda, os crimes
acumulados durante oitenta kotis de kalpas do samsara serão expiados”.
“Quando sua vida chega
ao fim, [o aspirante] vê surgir diante de si uma flor de lótus dourada como o
disco solar, e em um instante ele
obtém o ir-nascer na
Terra da Suprema Alegria. Dentro da flor de lótus o aspirante permanece durante
doze kalpas, ao fim do quea
flor desabrocha. [A sua
espera] estão Avalokiteçvara e Mahasthamaprapta, que com misericordiosa voz
pregam-lhe sobre as
verdadeiras formas dos
dharmas e sobre a eliminação das culpas. Ouvindo isto, ele se regozija e
imediatamente desperta sua aspiração
pela Iluminação. A este
[aspirante] chamamos de Aquele que Alcançou o Renascimento no menor nível do
menor Grau. [A
visualização destas
três classes de seres] é chamada de Contemplação dos aspirantes do menor Grau,
e é a Décima Sexta
Contemplação.”
Benefícios recebidos pela Audiência
[31] Enquanto o Buda
proferia estas palavras, Vaidehi e suas quinhentas acompanhantes ouviam ao
ensinamento. Tendo vislumbrado
as infinitas
características da Terra da Suprema Alegria, o Buda[Amitayus] e os dois Bodhisattvas,
Vaidehi alegrou-se em seu
coração. Arrebatada
pela maravilha desta revelação, ela obteve com clareza o Grande Despertar, e
compreendeu o não-surgimento dos
Dharmas. Suas
quinhentas acompanhantes também despertaram a aspiração pela Suprema e
Insuperável Iluminação, e desejaram
renascer naquela Terra.
O Honrado do Mundo garantiu a todos que renasceriam ali, e que obteriam o
Samadhi da manifestação de
todos os Budas frente
ao aspirante. Inumeráveis devas também despertaram sua aspiração pela Suprema
Iluminação.
Nomes deste Sutra
[32] Então Ananda
ergueu-se de seu assento, deu um passo à frente, e disse ao Buda: “Honrado do
Mundo, como devemos chamar
este sutra, e como
devemos receber e guardar estes ensinamentos essenciais?”
O Buda respondeu:
“Ananda, este sutra deve ser chamado de Contemplação da Terra da Suprema
Alegria do Buda Amitayus, e dos
Bodhisattvas
Avalokiteçvara e Mahasthamaprapta. Ou, ainda, ser chamado de Purificação e
Eliminação dos Obstáculos Kármicos
para a Obtenção do Ir-nascer
na Presença de Todos os Budas. Guarda-o e não o esqueças. Os que praticarem
este samadhi poderão
ver, durante suas
vidas, o Buda Amitayus e dois Mahasattvas. Se bons homens e mulheres
simplesmente ouvirem o Nome deste Buda
ou destes dois
Bodhisattvas, serão expiadas as más ações cometidas durante inumeráveis
kalpasdo samsara. E assim, o quão maior
não será o mérito
daqueles que se concentrarem no Buda e nos Bodhisattvas! Fica sabendo que os
que rememoram aquele Buda são
como flores de lótus em
meio à humanidade. [São pessoas] a quem os Bodhisattvas Avalokiteçvara e
Mahasthamaprapta consideram
excelentes amigos.
Estes se sentarão no local da Iluminação e renascerão na família búdica.”
Disse o Buda a Ananda:
“Guarda estas palavras em tua mente. Guardá-las significa guardar o Nome do
Buda Amitayus”. Quando o
Buda proferiu tais
palavras, os veneráveis Mahamaudgalyayana e Ananda, Vaidehi e todos os outros,
regozijaram-se profundamente
em ouvir o discurso do
Buda.
Epílogo
[33] Assim o Honrado do
Mundo retornou à Montanha Grdhrakuta, andando através do ar. Lá, Ananda
explicou à Assembléia tudo o
que acontecera.
Inumeráveis devas, nagas, yakças e outros seres regozijaram-se profundamente em
ouvir os ensinamentos do Buda. E
tendo venerado o
Honrado do Mundo, partiram.
Fim do Sutra da
Contemplação do Buda da Luz Infinita
Proferido pelo Buda
Çâkyamuni
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