sexta-feira, 25 de setembro de 2015

O Sutra da Contemplação da Vida Imensurável

(segunda parte)

Os Nove Graus do Ir-nascer

1) O maior Nível do maior Grau

[22] Disse o Buda a Ananda e Vaidehi: “Os que alcançam o ir-nascer no maior nível do maior grau são os seres sencientes que
decidem renascer naquela Terra e despertam para os três tipos defé, obtendo assim o ir-nascer. Quais são estes três tipos [defé]?
Primeiro, a fé sincera; segundo, a fé profunda; e terceiro, a fé que busca o ir-nascer através da transferência de méritos. Os que
possuem estes três tipos de fé certamente hão de alcançar o ir-nascer.”
“Existem ainda três tipos de seres sencientes que alcançam o ir-nascer. Quem são estes três? Primeiro, aqueles que, possuindo um
coração compassivo, abstém-se de matar e obedecem aos preceitos;segundo, os que recitam os Sutras Mahayana da Coleção
Vaipulya; e terceiro, os que praticam as seis formas de rememoração. Estes aspiram a renascer na terra búdica através da
Transferência de Méritos das práticas e, com os méritos adquiridos entre um e sete dias de realização de tais ações, alcançam oirnascer.”
“Quando se está, através de dedicação e coragem, para renascer naquela Terra, surgem diante do praticante o Tathagata Amitayus,os
Bodhisattvas Avalokiteçvara e Mahasthamaprapta, inúmeros Budas em corpo de manifestação, uma grande assembléia de cem mil
monges, çravakas e inumeráveis devas, em majestosos palácios. Ao lado de Mahasthamaprapta, Avalokiteçvara oferecerá ao
praticante um assento de diamantes. Amitayus então inundará com sua luz o corpo do aspirante, e ao lado de Avalokiteçvara e
Mahasthamaprapta e de incontáveis Bodhisattvas, estenderá suasmãos em sinal de boas vindas, saudando e reverenciando o
praticante. Vendo isto, o aspirante regozija-se tanto que chega a dançar. Ele então vê a si mesmo repousando sobre o assento de
diamante e ao seguir o Buda, renasce naquela terra em um piscar de olhos”.
“Após alcançar o ir-nascer, ele vê o corpo doBuda completo, com todas as suas características. Vê ainda os corpos dos bodhisattvas,
por completo e com todas as suas características. Ouve luzes brilhantes de majestosas árvores pregando o maravilhoso Dharma, e
assim desperta para o não-surgimento dos Dharmas. Em um breve momento, ele visita e venera todos os Budas das dez direções, e
recebe de cada um deles predições sobre sua futura condição búdica. Retornando à TerraPura, ele obtém o portal de centenas de
milhares de dharanis. A este chamamos de Aquele que Alcançou o Renascimento no maior Nível do maior Grau”.

2) O Nível Intermediário do Maior Grau

[23] “Os que alcançam o ir-nascer no nível intermediário do maior Grau são aqueles que não necessariamente memorizaram,
estudaram ou recitaram sobre os sutras Mahayana da Coleção Vaipulya, mas compreenderam tão bem a verdade neles contida que não
mais se surpreendem com tais verdades supremas. Possuem uma profunda fé no princípio da causa e efeito, e não dizem mal sobre o
Mahayana. A partir de tais qualidades o aspirante realiza a Transferência de Méritos, almejando assim o ir-nascer.”
“Quando um aspirante como este chega ao fim de sua vida, Amitayus surge trazendo um assento dourado púrpura, acompanhado por
Avalokiteçvara, Mahasthamaprapta, inumeráveis sábios e atendentes. O Buda saúda-o, dizendo: ‘Filho do Dharma, por terdes
praticado o Mahayana e apreciado as verdades supremas, vim te dar as boas vindas’. Ele e mil Budas emcorpo de manifestação
estendem ao mesmo tempo suas mãos ao aspirante, que vendo a si mesmo sobre o assento dourado púrpura, junta suas mãos e
reverencia aos Budas. Num piscar de olhos, ele renasce naquela Terra, em meio a um lago de sete preciosidades.”
“O assento dourado púrpura tornou-se como uma grande e preciosa flor de lótus, que se abre após uma noite. O corpo do aspirante
tornou-se dourado púrpura, e sob seus pés há flores de lótus adornadas pelas sete gemas. Juntos, o Buda e os Bodhisattvas liberam
uma inundação de luz, que ilumina o corpo do aspirante. Seus olhos instantaneamente se abrem, e tudo se torna claro. Devido ao
acúmulo de méritos anterior, escuta as vozes de todos os lugares, que expõem somente as mais profundas e supremas verdades.
Descendendo de seu assento dourado, curva-se com as palmas das mãos unidas e reverenciao Honrado do Mundo. Após sete dias, ele
imediatamente atinge o estágio de não-retrocesso, ao compreender a suprema e insuperável iluminação. Agora ele pode também voar
livremente através das dez direções, para reverenciar todos os Budas e aprender com eles samadhis. Após um breve kalpa, ele alcança
o conhecimento sobre o não-surgimento, e recebe uma predição sobre sua futura condição búdica. A este chamamos de Aquele que
Alcançou o Renascimento no Nível Intermediário do maior Grau.”

3) O Menor nível do Maior Grau

[24] “Os que alcançam o ir-nascer no menor nível do maior grau são aqueles que aceitam, da mesma maneira, a lei de causa e efeito, e
não dizem mal sobre o Mahayana, aspirando à Iluminação maior. A partir de tais qualidades o aspirante realiza a Transferência de
Méritos, almejando assim o ir-nascer”.
“Quando um aspirante como este chega ao fim de sua vida, Amitayus surge trazendo uma flor de lótus dourada, ao lado de
Avalokiteçvara, Mahasthamaprapta e de um grupo de acompanhantes. Cria ainda, para recebê-lo, quinhentos Budas em Corpo de
Manifestação. Estes irão, todos ao mesmo tempo, estender suas mãos, e reverenciar o aspirante, dizendo: ‘Filho do Dharma, como
agora despertaste, de forma pura, para a aspiração pelaSuprema Iluminação, estamos aqui para receber-te’”.
Vendo isto, o aspirante encontrará a si mesmo repousando sobre a flor de lótus dourada, que logo se fecha sobre ele. Ao seguir o
Honrado do Mundo, ele imediatamente renasce em um lago de sete preciosidades. Após um dia e uma noite, a flor de lótus abre-se e,
em sete dias, o aspirante poderá contemplar o Buda. Embora ele veja o corpo búdico, ele é ainda incapaz de discernir com clareza
suas marcas e características físicas. Ele passa a distingui-las com clareza após três semanas, quando passa também a ouvir todos os
sons e vozes que proclamam o Maravilhoso Dharma. Passa a poder viajar pelas dez direções, no intuito de realizar oferendas e ouvir
os profundos ensinamentos profundos. Após três breves kalpas ele adquire clara compreensão sobre o portal dos cem dharmas e passa
a viver em estado de regozijo. A este [aspirante] chamamos de Aquele que Alcançou o Renascimento no menor Nível do maior Grau.
[A visualização destas três classes de seres] é chamada de Contemplação dos aspirantes do maior Grau, e é a Décima Quarta
Contemplação.

4) O maior nível do grau intermediário

[25] Disse o Buda a Ananda e Vaidehi: “Aqueles que alcançam o renascimento no maior nível do grau intermediário são os seres
sencientes que observam os cinco preceitos fundamentais e os oito prescrições para os leigos, vivendo conforme as várias regrase
abstendo-se de cometer as cinco graves ofensas e outras transgressões. A partir desta bondade o aspirante realiza a Transferência de
Méritos, almejando assim o renascer no quadrante ocidental do Mundo da Suprema Alegria.“
“Quando um aspirante como este chega ao fim de sua vida, Amitayus surge diante dele, radiante de luz dourada, e cercado por
numerosos monges e acólitos. [Amitayus] então prega a verdade sobre o sofrimento, o vazio, a impermanência e a insubstancialidade,
e exalta a renúncia ao mundo como forma de fugir ao sofrimento”
“Vendo isto, o aspirante regozija-se enormemente, e vê a si mesmo repousando sobre uma flor de lótus. Ele se ajoelha, junta as
palmas das mãos e reverencia o Buda. Antes que ele erga sua cabeça, alcança o ir-nascer na Terra da Suprema Alegria, e seu lótus
logo se abre. Quando a flor desabrocha, ele ouve vários sons e vozes que exaltam as Quatro Nobres Verdades. Ele imediatamente
alcança a condição de Arhat, adquire os trêstipos de conhecimento transcendente e os seis poderes sobrenaturais, compreendendoas
oito formas de libertação. A este [aspirante] chamamos de  Aquele que Alcançou o Renascimento no maior nível do Grau
Intermediário.

5) O Nível Intermediário do Grau Intermediário

[26] “Aqueles que alcançam o renascimento no nível intermediário do grau intermediário são os seres sencientes que observaram as
oito prescrições para os leigos por pelo menos um dia e uma noite, ou que pelo mesmo período observaram os preceitos para os
noviços, ou ainda aqueles que observaram perfeitamente os preceitos morais, e não se rebaixaram em sua dignidade. A partir de tais
qualidades o aspirante realiza a Transferência de Méritos, almejando assim o renascer na Terra da Suprema Alegria”.
“Quando um aspirante como este, impregnado pelo perfume dos preceitos, chega ao fim de sua vida, ele vê Amitayus vir em sua
direção acompanhado por seus acólitos, radiante de luz dourada e trazendo uma flor de lótus adornada pelas sete gemas. Ele ouveuma
voz vinda do céu que o louva, dizendo: ‘Homem de boas ações, por serdes virtuoso e terdes seguido os ensinamentos dos Budas dos
três mundos, vim receber-vos”. O aspirante encontrará a si mesmo repousando sobre uma flor de lótus. A flor se fecha, e o aspirante
imediatamente renasce em um lago de preciosidades na Terra Ocidental da Suprema Alegria. Após sete dias o broto de lótus
desabrocha, e o aspirante então abre seus olhos. Com as palmas das mãos unidas ele reverencia o Honrado do Mundo, regozija-se ao
ouvir o Dharma e alcança o estágio de srotâpanna, e após meio kalpa, torna-se um arhat. A este [aspirante] chamamos de Aquele que
Alcançou o Renascimento no nível Intermediário do Grau Intermediário”.

6) O menor nível do grau intermediário

[27] “Aqueles que alcançam o renascimento no menor nível do grau intermediário são bons homens e mulheres que, obedientes,
tomam conta de seus pais e exercem no mundo compaixão e benevolência. Quando um praticante como este chega ao fim de sua vida,
ele encontra um bom professor, que há de explicar-lhe tudo sobre a alegria da Terra de Amitayus e sobre os quarenta e oito votos do
Bhikku Dharmakara. Ouvindo isto sua vida chega ao fim, e, no curto tempo em que um forte homem leva para curvar e novamente
estender seu braço, [o aspirante] obtém o ir-nascer na Terra Ocidental da Suprema Alegria. Sete dias após seu renascimento,
encontrará Avalokiteçvara e Mahasthamaprapta, e regozijar-se-á ao ouvir deles o Dharma. Após um breve kalpa, ele se tornará um
Arhat. A este [aspirante] chamamos de Aquele que Alcançou o Renascimento no menor nível do Grau Intermediário. [A visualização
destas três classes de seres] é chamada de Contemplação dos aspirantes do Grau Intermediário, e é a  Décima Quinta”.
Contemplação”.

7) O maior nível no menor grau

[28] Disse o Buda a Ananda e Vaidehi: “Aqueles que atingem o ir-nascer no maior nível do menor grau são os seres sencientes que
cometeram vários atos malignos, mas não difamaram os sutras da Coleção Vaipulya. Quando um ser tolo como este, que cometeu o
mal sem sentir remorso, chega ao fim de sua vida, poderá encontrar um bom mestre, que recitará os títulos das doze divisões das
escrituras do Mahayana. Ao ouvir os títulos dos sutras, o aspirante é liberado do mau karma acumulado durante mil kalpas. Ainda,
este sábio mestre o ensinará a juntar as palmas das mãos e recitar Namu Amida Butsu1[1]. Recitar o nome do Buda extingue o mau
karma cometido durante cinqüenta kotis de kalpasdo samsara.”
“O Buda então envia ao aspirante seu corpo manifesto, bem como os de Avalokiteçvara e Mahasthamaprapta; eles reverenciam o
aspirante, dizendo: ‘Muito bem, homem de boas ações! Ao chamar pelo nome do Buda seu mau karma foi extinto, e assim vimos
receber-te’. Quando proferidas tais palavras, uma inundação de luz brota do Buda em Corpo Manifesto, ocupando todo o ambiente. O
aspirante então se regozija e morre. Sentado em uma flor de lótus adornada por gemas, ele seguirá o Buda em Corpo Manifesto, e
renascerá em um lago de preciosidades. Em sete semanas, o broto de lótus se abrirá e os grandes e compassivos Avalokiteçvara e
Mahasthamaprapta surgirão diante do aspirante, emanando magníficos raios de luz, e pregarão sobre os ensinamentos extremamente
profundos das doze divisões das escrituras“.
“Ouvindo isto, o aspirante os aceita e compreende, e desperta sua aspiração pela Suprema Iluminação. Após dez breves kalpas,
adquire clara compreensão sobre os cem dharmas e alcança o primeiro estágio da condição de Bodhisattva. A este [aspirante]
chamamos de Aquele que Alcançou o Renascimento no maior nível do menor Grau. Aqueles que tem a oportunidade de ouvir o nome
do Buda, o nome do Dharma e o nome do Sangha – os nomes das três jóias – também podem renascer naquela terra”.

8) O nível intermediário do menor grau

[29] Disse o Buda a Ananda e Vaidehi: “Aqueles que alcançam o renascimento no nível intermediário do menor grau são os seres
sencientes que violaram os cinco preceitos fundamentais e as oito prescrições para leigos, além de todas as regras morais. Um [ser]
como este é tão tolo a ponto de roubar os pertences da comunidadecomo um todo, ou os bens pessoais de monges em particular. Ele
prega o Dharma com motivos impuros, sem sentir remorsos. Alguémassim deve cair no inferno, em conseqüência de suas más
ações”.
“Quando se aproximar o fim de sua vida, e as chamas do inferno dele se aproximarem, poderá encontrar um bom mestre, que com
grande compaixão lhe explicará sobre a virtude dos dez poderes do Buda Amitayus, pregando tudo sobre o poder da luz daquele
Buda, sobre suas virtudes e sobre os preceitos, meditação, sabedoria, emancipação e sobre o conhecimento que se segue à
emancipação. Ouvindo isto, o mau karma acumulado durante oitenta kotisde kalpasdo samsaraé extinto, e as ferozes chamas
infernais transformam-se em uma refrescante brisa, na qual flutuam flores celestiais. Em cada flor existe um Buda ou Bodhisattva em
Corpo Manifesto, para dar-lhe as boas vindas”.
“Em um instante, ele atinge o ir-nascer dentro de um broto de lótus, em meio a um lago de sete preciosidades. Após seis kalpas o
broto de lótus se abre, ao que Avalokiteçvara e Mahasthamaprapta confortam-no com suas nobres vozes, e pregam-lhe sobre a
profundidade dos sutras do Mahayana. Ouvindo isto, ele imediatamente desperta sua aspiração pela Suprema Iluminação. A este
[aspirante] chamamos de Aquele que Alcançou o Renascimento no nível Intermediário do menor Grau”.

9) O Menor nível do Menor grau

[30] Disse o Buda a Ananda e Vaidehi: “Aqueles que alcançam o renascimento no menor nível do menor grau são os seres sencientes
que cometem atos malignos como as cinco graves ofensas, os dez maus atos, e todo o tipo de imoralidade. Devido a tantas más ações,
um ser tolo como este merece cair nos caminhos malignos e sofrer, durante inúmeros kalpas, agonias sem fim. Quando chega ao fim
de sua vida, [um ser como este] poderá encontrar um bom mestre, que o consolará de diversas formas, pregando-lhe sobre o
Maravilhoso Dharma e incentivando-lhe a rememorar o Buda. Ele estará, no entanto, muito atormentado pela dor para fazê-lo. Um
bom amigo poderá então aconselhá-lo: ‘Se não puderes concentrar-te sobre o Buda, poderás ao menos recitar Buddha Amitayus.’
Faze-o de forma sincera e sem interrupções, até que, ao menos por dez vezes, tenhas recitado Namu Amida Butsu. A cada repetição do
nome do Buda, os crimes acumulados durante oitenta kotis de kalpas do samsara serão expiados”.
“Quando sua vida chega ao fim, [o aspirante] vê surgir diante de si uma flor de lótus dourada como o disco solar, e em um instante ele
obtém o ir-nascer na Terra da Suprema Alegria. Dentro da flor de lótus o aspirante permanece durante doze kalpas, ao fim do quea
flor desabrocha. [A sua espera] estão Avalokiteçvara e Mahasthamaprapta, que com misericordiosa voz pregam-lhe sobre as
verdadeiras formas dos dharmas e sobre a eliminação das culpas. Ouvindo isto, ele se regozija e imediatamente desperta sua aspiração
pela Iluminação. A este [aspirante] chamamos de Aquele que Alcançou o Renascimento no menor nível do menor Grau. [A
visualização destas três classes de seres] é chamada de Contemplação dos aspirantes do menor Grau, e é a  Décima Sexta
Contemplação.”

Benefícios recebidos pela Audiência

[31] Enquanto o Buda proferia estas palavras, Vaidehi e suas quinhentas acompanhantes ouviam ao ensinamento. Tendo vislumbrado
as infinitas características da Terra da Suprema Alegria, o Buda[Amitayus] e os dois Bodhisattvas, Vaidehi alegrou-se em seu
coração. Arrebatada pela maravilha desta revelação, ela obteve com clareza o Grande Despertar, e compreendeu o não-surgimento dos
Dharmas. Suas quinhentas acompanhantes também despertaram a aspiração pela Suprema e Insuperável Iluminação, e desejaram
renascer naquela Terra. O Honrado do Mundo garantiu a todos que renasceriam ali, e que obteriam o Samadhi da manifestação de
todos os Budas frente ao aspirante. Inumeráveis devas também despertaram sua aspiração pela Suprema Iluminação.

Nomes deste Sutra

[32] Então Ananda ergueu-se de seu assento, deu um passo à frente, e disse ao Buda: “Honrado do Mundo, como devemos chamar
este sutra, e como devemos receber e guardar estes ensinamentos essenciais?”
O Buda respondeu: “Ananda, este sutra deve ser chamado de Contemplação da Terra da Suprema Alegria do Buda Amitayus, e dos
Bodhisattvas Avalokiteçvara e Mahasthamaprapta. Ou, ainda, ser chamado de Purificação e Eliminação dos Obstáculos Kármicos
para a Obtenção do Ir-nascer na Presença de Todos os Budas. Guarda-o e não o esqueças. Os que praticarem este samadhi poderão
ver, durante suas vidas, o Buda Amitayus e dois Mahasattvas. Se bons homens e mulheres simplesmente ouvirem o Nome deste Buda
ou destes dois Bodhisattvas, serão expiadas as más ações cometidas durante inumeráveis kalpasdo samsara. E assim, o quão maior
não será o mérito daqueles que se concentrarem no Buda e nos Bodhisattvas! Fica sabendo que os que rememoram aquele Buda são
como flores de lótus em meio à humanidade. [São pessoas] a quem os Bodhisattvas Avalokiteçvara e Mahasthamaprapta consideram
excelentes amigos. Estes se sentarão no local da Iluminação e renascerão na família búdica.”
Disse o Buda a Ananda: “Guarda estas palavras em tua mente. Guardá-las significa guardar o Nome do Buda Amitayus”. Quando o
Buda proferiu tais palavras, os veneráveis Mahamaudgalyayana e Ananda, Vaidehi e todos os outros, regozijaram-se profundamente
em ouvir o discurso do Buda.

Epílogo

[33] Assim o Honrado do Mundo retornou à Montanha Grdhrakuta, andando através do ar. Lá, Ananda explicou à Assembléia tudo o
que acontecera. Inumeráveis devas, nagas, yakças e outros seres regozijaram-se profundamente em ouvir os ensinamentos do Buda. E
tendo venerado o Honrado do Mundo, partiram.
Fim do Sutra da Contemplação do Buda da Luz Infinita
Proferido pelo Buda Çâkyamuni

Fonte: http://jardimdharma.org.br/apostilas/sutra/15_sutra_vida_imensuravel.pdf




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