segunda-feira, 23 de outubro de 2017

A Posição Fundamental do Sanbô-Zen

Por YAMADA Kôun Roshi - Traduzido do inglês por Tony Gonzaga
A posição fundamental do Sanbô-Zen é permanecer no ponto de origem do budismo através do Portal do Dharma de Dôgen Zenji.
O "ponto de origem do budismo" significa Shakyamuni, especialmente sua própria experiência de iluminação. Após um longo período de treinamento ascético, Shakyamuni estava confiante de que a verdadeira iluminação não era um produto do ascetismo; então, ele se nutriu através de refeições adequadas e depois sentou-se debaixo de uma árvore, que mais tarde se tornou conhecida como a árvore Bodhi. Em 8 de dezembro, ao vislumbrar a estrela da manhã cintilante, ele de repente alcançou uma grande e completa iluminação. Esta experiência de grande realização de Shakyamuni é o ponto de origem do Caminho Budista.
O objetivo da nossa prática é seguir os passos de Shakyamuni através da prática de zazen correta e realizar nossa verdadeira natureza, que é infinita e absoluta; além disso, pretendemos erradicar nosso apego à iluminação como tal e continuar fazendo inúmeros esforços para que nosso verdadeiro eu se manifeste em nossa personalidade e em nossa vida diária. Isto é o que se entende por "o portão do Dharma de Dôgen Zenji".
Através desta prática real, podemos alcançar a verdadeira e máxima paz mental e chegar a promover espontaneamente uma profunda aspiração-de-bodhisattva de compartilhar essa alegria com todos os outros seres, enquanto constantemente envolvidos nas grandes atividades de purificação deste mundo e de todo esse universo. No Caminho do Zen, transmitido através dos Budas e antepassados ​​no passado, o modo de atualizar esse grande objetivo é tradicionalmente estabelecido em uma maneira concreta e distinta - isso é zazen. O objetivo final do Sanbô-Zen é contribuir com a realização de uma paz verdadeira e eterna entre todas as pessoas através desta prática real do zazen.

Nenhum comentário:

Postar um comentário