No budismo entender é tão importante quanto praticar. O entendimento correto levará à meditação correta e à prática correta. a meditação correta levará ao conhecimento correto, ao esclarecimento, e enfim à iluminação.
Anguttara Nikaya X.103
Micchatta Sutta
Incorreção
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De outra forma todos os direitos estão reservados.
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“Da incorreção vem o
fracasso, não o sucesso. E como é, bhikkhus, que da incorreção vem o fracasso,
não o sucesso?
“Numa pessoa com o
entendimento incorreto, surge o pensamento incorreto. Numa pessoa com o
pensamento incorreto, surge a linguagem incorreta. Numa pessoa com a linguagem
incorreta, surge a ação incorreta. Numa pessoa com a ação incorreta, surge o
modo de vida incorreto. Numa pessoa com o modo de vida incorreto, surge o
esforço incorreto. Numa pessoa com o esforço incorreto, surge a atenção plena
incorreta. Numa pessoa com a atençao plena incorreta, surge a concentração
incorreta. Numa pessoa com a concentração incorreta, surge o conhecimento
incorreto. Numa pessoa com o conhecimento incorreto, surge a libertação
incorreta.
“Assim é como da
incorreção vem o fracasso, não o sucesso.
“Da correção vem o sucesso,
não o fracasso. E como é, bhikkhus, que da correção vem o sucesso, não o
fracasso?
“Numa pessoa com o
entendimento correto, surge o pensamento correto. Numa pessoa com o pensamento
correto, surge a linguagem correta. Numa pessoa com a linguagem correta, surge
a ação correta. Numa pessoa com a ação correta, surge o modo de vida correto.
Numa pessoa com o modo de vida correto, surge o esforço correto. Numa pessoa
com o esforço correto, surge a atenção plena correta. Numa pessoa com a atençao
plena correta, surge a concentração correta. Numa pessoa com a concentração
correta, surge o conhecimento correto. Numa pessoa com o conhecimento correto,
surge a libertação correta.
“Assim é como da
correção vem o sucesso, não o fracasso.”
Notas:
O MN 117
informa que o caminho de entrar na correnteza possui oito elementos enquanto
que o caminho do arahant possui os dez elementos mencionados neste sutta.
É possível concluir que o Nobre Caminho Óctuplo constitui a prática enquanto que os dois elementos adicionais mencionados neste sutta constituem o objetivo, o resultado da prática – o conhecimento correto e a libertação correta.
Este sutta também deixa claro que o resultado da prática depende da concentração correta que compreende os jhanas.
É possível concluir que o Nobre Caminho Óctuplo constitui a prática enquanto que os dois elementos adicionais mencionados neste sutta constituem o objetivo, o resultado da prática – o conhecimento correto e a libertação correta.
Este sutta também deixa claro que o resultado da prática depende da concentração correta que compreende os jhanas.
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