domingo, 28 de outubro de 2012

As Quatro Nobres Verdades e o Nobre Caminho Óctuplo


Ao conquistar a iluminação, o Buda percebeu as Quatro Nobres Verdades.
Todos os seres estão sujeitos a Dukkha.
Dukkha é geralmente traduzido como sofrimento, mas na verdade ele abrange uma ampla gama de sentimentos negativos, incluindo a insatisfação, estresse e sofrimento físico. Dukkha existe visto que todos os seres estão sujeitos a separação de seus entes queridos, não conseguir seus desejos, doença, envelhecimento e morte.
Dukkha surge do desejo e da ânsia.
Todos os seres anseiam sensações agradáveis, e também o desejo de evitar sensações desagradáveis. Essas sensações podem ser físicas ou psicológicas, e dukkha surge quando esses desejos e anseios não são cumpridos.
Dukkha pode ser superado pela eliminação do desejo e da ânsia.
Nibbana é o estado de paz, onde toda a ganância, ódio e delusão, e assim, dukkha, foram erradicadas.
Existe um caminho de saída de dukkha, que é o Nobre Caminho Óctuplo.
Dukkha pode ser reduzido, enfraquecido e finalmente erradicado e Nibbana, dessa forma, alcançado, seguindo este caminho como ensinado pelo Buda.
O budismo é ocasionalmente criticado por ser excessivamente pessimista, pois parece focar o sofrimento em vez da felicidade e da alegria. No entanto, todas as condições de felicidade e alegria são impermanentes porque todos os seres estão sujeitos à doença, velhice e morte, e, como resultado, todos os seres são inegavelmente sujeitos a dukkha.
Em vez disso, o budismo é na verdade realista visto que o Buda nos ensinou a superar ou reduzir dukkha, e como alcançar a felicidade permanente de Nibbana. Seguindo o Nobre Caminho Óctuplo ensinado pelo Buda, Nibbana pode ser experimentado mesmo nesta vida presente.
O Nobre Caminho Óctuplo
Entendimento Correto
Entender e aceitar as Quatro Nobres Verdades.
Pensamento Correto
Cultivar pensamentos de generosidade, amor-bondade e compaixão.
Fala Correta
Abster-se de mentira, calúnia, palavras rudes e fofocas. Cultivar a fala verdadeira, pacífica, bondosa e significativa.
Ação Correta
Abster-se de matar, de roubar e de má conduta sexual. Cultivar a honestidade a inofensividade, e a fidelidade.
Meio de Vida Correto
Evitar ocupações que envolvem o assassinato (tanto de seres humanos como de animais), a venda de carne animal, o comércio de seres humanos, armas, venenos e tóxicos. Ocupações que são antiéticas, imorais e ilegais também devem ser evitadas.
Esforço Correto
Aplicar a disciplina mental para evitar que pensamentos prejudiciais surjam, e para dissipar os pensamentos prejudiciais que surgiram. Desenvolver pensamentos benéficos, e manter esses pensamentos benéficos ​​que surgiram.
Atenção Correta
Estar atento ao corpo, às posturas corporais e às sensações. Estar atento à mente e seus pensamentos, emoções e sentimentos. Estar atento ao Dhamma.
Concentração Correta
Praticar a meditação para treinar a mente para ser focada e disciplinada, a fim de cultivar e adquirir sabedoria.

Traduzido por Kalyanadhamma do livro
ANYONE CAN GO TO HEAVEN, JUST BE GOOD de T Y Lee




Nenhum comentário:

Postar um comentário