terça-feira, 29 de novembro de 2016

O Bodhisattva Som Maravilhoso

De O Su t ra da Flor de L ót u s da L ei  Maravi lh osa
t radu ção de Marcos U bi rajara de Carvalh o e Cam arg o. - São Pau lo:
Edi t oram a, 2009.
368 p.
Capitulo XXIV
O Bodh i sat t va Som  Maravi lh oso
Naqu ela ocasião, o Bu da Sh ak y am u n i  em i t iu  u m a lu z  da prot u berân cia sobre su a cabeça, a
m arca de u m a g ran de pessoa e u m a radiân cia em an ou  do t u f o de cabelos bran cos en t re su as
sobran celh as, i lu m in an do t erras Búdicas por t oda a part e ao lest e, ig u ai s em  n úm ero aos g rãos
de areia de cen t o e oi t o m i ríades de k ot i s de n ay u t as de Rios Gan g es.
Para além  daqu eles m u n dos, h avia u m  m u n do ch am ado Adorn ado com  Pu ra L u z . Naqu ele
m u n do ex i st ia u m  Bu da ch am ado Sabedoria do Rei  da Con st elação Pu ra Flor , T at h ag at a,
Merecedor de Of ert as, de Con h ecim en t o Corret o e U n iversal , Cu ja Clarez a e Con du t a São
Perf ei t as, u m  Bem -aven t u rado qu e Com preen de o Mu n do, Sen h or Su prem o, Herói
Di scipl in ado, Mest re de Seres Celest iai s e Hu m an os, Bu da, Hon rado pelo Mu n do. Ele era
reveren t em en t e cercado por u m a g ran de m u l t idão de in con t ávei s Bodh i sat t vas para os qu ai s
ele h avia preg ado o Dh arm a. A  lu z  qu e f oi  em i t ida do t u f o de cabelos bran cos do Bu da
Sh ak y am u n i  i lu m in ou  aqu ela t erra.
Naqu ela ocasião, n a t erra Adorn ada com  Pu ra L u z , h avia u m  Bodh i sat t va ch am ado Som
Maravi lh oso, qu e h avia plan t ado por u m  lon g o t em po as raíz es da vi rt u de f az en do
of erecim en t os e aprox im an do-se de i l im i t adas cen t en as de m i lh ares de m i ríades de k ot i s de
Bu das e t in h a at in g ido com plet am en t e a prof u n da sabedoria.
Ele h avia obt ido:
O Sam adh i  da Marca do Est an dart e Maravi lh oso,
O Sam adh i  da Flor de L ót u s da L ei  Maravi lh osa,
O Sam adh i  da Pu ra V i rt u de,
O Sam adh i  da Diversão do Rei  da Con st elação,
O Sam adh i  da Não-af in idade,
O Sam adh i  da Com preen são da Fala de T odos os Seres V iven t es,
O Sam adh i  do Acúm u lo de T odos os Méri t os e V i rt u des,
O Sam adh i  da Pu rez a,
O Sam adh i  da Aleg re Peram bu lação das Pen et rações Espi ri t u ai s,
O Sam adh i  da T och a da Sabedoria,
O Sam adh i  do Esplen dor Real ,
O Sam adh i  da Pu ra L u z ,
O Sam adh i  do Pu ro T esou ro,
O Sam adh i  da Di st in ção e
O Sam adh i  da Revolu ção do Sol .
Ele obt eve t ão g ran des sam adh i s com o est es, ig u ai s em  n úm ero aos g rãos de areia de cem
m i l  m i ríades de k ot i s de rios Gan g es.
Qu an do a lu z  do Bu da Sh ak y am u n i  i lu m in ou  o seu  corpo, ele im ediat am en t e f alou  ao Bu da
Sabedoria do Rei  da Con st elação Pu ra Flor , diz en do:  “Hon rado pelo Mu n do, i rei  ao m u n do
Sah a para reveren ciar , aprox im ar-m e e f az er of erecim en t os ao Bu da Sh ak y am u n i  e para ver o
Prín cipe do Dh arm a Bodh i sat t va Man ju sh ri , o Bodh i sat t va Rei  da Medicin a, o Bodh i sat t va
Doador I n t répido, o Bodh i sat t va Rei  da Con st elação Flor , o Bodh i sat t va Men t e da Prát ica
Su perior , o Bodh i sat t va Rei  do Adorn o e o Bodh i sat t va Medicin a Su perior”.
Naqu ela ocasião, o Bu da Sabedoria do Rei  da Con st elação Pu ra Flor di sse ao Bodh i sat t va
Som  Maravi lh oso:  “V ocê n ão deve m en osprez ar aqu ela t erra ou  con siderá-la in f erior . Bom
h om em , o m u n do Sah a é desig u al , seu  ch ão, pedras e m on t an h as est ão replet os de im u n dícies e
dem ôn ios. O corpo do Bu da é h u m i lde e pequ en o. Os Bodh i sat t vas t am bém  são pequ en os n o
t am an h o. Seu  corpo t em  qu aren t a e du as m i l  y ojan as de al t u ra. Meu  corpo t em  sei scen t as e
oi t en t a m i ríades de y ojan as de al t u ra. Seu  corpo é soberbo e eret o, com  cem  m i l  m i ríades de
bên çãos, belo, su t i l  e leve. Port an t o, se você f or , n ão desprez e aqu ela t erra, seu  Bu da,
Bodh i sat t vas, ou  seu s lu g ares”.
O Bodh i sat t va Som  Maravi lh oso di sse ao Bu da:  “Hon rado pelo Mu n do, eu  i rei  ag ora ao
m u n do Sah a e t u do i st o se deve ao poder do T at h ag at a, à aleg re peram bu lação das pen et rações
espi ri t u ai s do T at h ag at a;  e aos adorn os dos m éri t os, vi rt u des e sabedoria do T at h ag at a (182)”.
182. Signif ica que se trata de um meio hábil, “um ef eito” pr oduzido pelos poder es do Buda para ensinar a Lei.
En t ão, o Bodh i sat t va Som  Maravi lh oso, sem  se levan t ar do seu  assen t o, seu  corpo im óvel ,
en t rou  em  sam adh i . Com  o poder do sam adh i , ele ch eg ou  ao Mon t e Gridh rak u t a, n ão lon g e do
lu g ar do assen t o do Dh arm a. Ele, en t ão, criou , por t ran sf orm ação, oi t en t a e qu at ro m i l  f lores
de lót u s de joias, su as h ast es de ou ro de Jam bu n ada, su as f olh as de prat a, seu  pi st i los de
diam an t e e seu s cál ices de joias k u m sh u k a. O Prín cipe do Dh arm a Man ju sh ri , ven do as f lores
de lót u s, perg u n t ou  ao Bu da:  “Hon rado pelo Mu n do, qu al  é a raz ão dest e presság io, esses
m u i t os m i lh ares de m i ríades de f lores de lót u s, su as h ast es de ou ro de Jam bu n ada, su as f olh as
de prat a, seu s pi st i los de diam an t e e seu s cál ices de k u m sh u k a?”.
Naqu ela ocasião, o Bu da Sh ak y am u n i  di sse a Man ju sh ri :  “O Bodh i sat t va Mah asat t va Som
Maravi lh oso, acom pan h ado de u m  séqu i t o de oi t en t a e qu at ro m i l  Bodh i sat t vas (183), deseja
vi r da t erra do Bu da Sabedoria do Rei  da Con st elação Pu ra Flor para est e m u n do Sah a para
f az er of erecim en t os, aprox im ar-se e f az er reverên cia a m im . Ele t am bém  deseja f az er
of erecim en t os e ou vi r o Su t ra da Flor de L ót u s da L ei  Maravi lh osa.”
183.  Af irma-se  ser  84.000  o  númer o  de  caracter es  do  Sutra  da  Flor  de  Lótus  da  Lei  Maravilhosa,  podendo
entender-se que “Som Maravilhoso” é o seu título, isto é, o líder desse séquito.
Man ju sh ri  di sse ao Bu da:  “Hon rado pelo Mu n do, qu e boas raíz es est e Bodh i sat t va
plan t ou , qu e m éri t os e vi rt u des ele cu l t ivou  para t er est e g ran de poder de pen et rações
espi ri t u ai s? Qu e sam adh i  ele prat icou ? Eu  rog o para qu e o Bu da dig a-n os o n om e dest e
sam adh i . Nós t am bém  desejam os cu l t ivá-lo di l ig en t em en t e e, prat ican do est e sam adh i ,
serem os capaz es de ver est e Bodh i sat t va, su a aparên cia, seu  t am an h o, seu s m odos
im pression an t es e o seu  t rân si t o. Nós rog am os para qu e o Hon rado pelo Mu n do, at ravés do
seu  poder de pen et rações espi ri t u ai s, perm i t a-n os ver aqu ele Bodh i sat t va qu an do ele ch eg ar”.
Naqu ele m om en t o, o Bu da Sh ak y am u n i  di sse a Man ju sh ri :  “O T at h ag at a Mu i t os T esou ros,
qu e passou  à ex t in ção h á m u i t o t em po, em  su a con sideração, m an i f est ará esses sin ai s.”
O Bu da Mu i t os T esou ros, en t ão, di sse ao Bodh i sat t va Som  Maravi lh oso:  “Bom  h om em ,
ven h a cá!  O Prín cipe do Dh arm a Man ju sh ri  deseja vê-lo em  pessoa”.
O Bodh i sat t va Som  Maravi lh oso, en t ão, desapareceu  de su a própria t erra e, ju n t o com
oi t en t a e qu at ro m i l  Bodh i sat t vas, part iu . As t erras por on de eles passaram  t rem eram  de sei s
f orm as di f eren t es e ch overam  f lores de lót u s f ei t as dos set e t esou ros, en qu an t o cem  m i l  t ipos
de m úsicas celest iai s t ocaram  espon t an eam en t e.
Os olh os do Bodh i sat t va eram  com o as im en sas pét alas de u m  lót u s az u l . Cem  m i l
m i ríades de lu as ju n t as n ão su perariam  a su rpreen den t e belez a da su a f eição f acial . Seu  corpo
era da cor do ou ro, adorn ado com  in con t ávei s cen t en as de m i lh ares de vi rt u des m eri t órias. A
lu z  da su a im pression an t e vi rt u de resplan deceu  com  bri lh an t e esplen dor e os seu s t raços eram
t odos perf ei t os. Seu  corpo era t ão sól ido qu an t o a Naray an a. Ele en t rou  n u m  palan qu e f ei t o
dos set e t esou ros e içou -se n o espaço à al t u ra de set e árvores sala. Com  os Bodh i sat t vas
rodean do-o reveren t em en t e, ele ch eg ou  ao Mon t e Gridh rak u t a n o m u n do Sah a.
T en do ch eg ado, ele desceu  do palan qu e de set e t esou ros. Peg an do u m  colar de con t as, de
in calcu lável  valor , ele apresen t ou -se ao Bu da Sh ak y am u n i , cu rvou -se com  su a cabeça aos pés
do Bu da, of ereceu  o colar e di sse ao Bu da:  “Hon rado pelo Mu n do, o Bu da Sabedoria do Rei
da Con st elação Pu ra Flor deseja saber se o Hon rado pelo Mu n do est á l ivre de doen ças e
preocu pações? En con t ra-se vig oroso em  seu s t rân si t os? Su a prát ica é pací f ica e f el iz ? Est ão
os qu at ro elem en t os em  h arm on ia (184)? Est á dan do con t a das t aref as do m u n do? São os seres
viven t es f ácei s de salvar , sem  m u i t a avarez a, i ra, est u pidez , in veja, m esqu in h ez  ou  arrog ân cia?
Não f al t am  com  am or f i l ial  n o relacion am en t o com  seu s pai s ou  são desrespei t osos com
relação aos Sh ram an as, de vi sões di st orcidas, im pu ros em  seu s pen sam en t os ou  sem  con t role
das cin co em oções? Hon rado pelo m u n do, são os seres viven t es capaz es de con qu i st ar e
derrot ar dem ôn ios? O T at h ag at a Mu i t os T esou ros veio do rem ot o passado, den t ro da T orre de
T esou ro, ou vi r o Dh arm a? Ele t am bém  deseja saber se o T at h ag at a Mu i t os T esou ros est á em
paz  e seg u ran ça, l ivre de preocu pações, após lon g a perm an ên cia n o m u n do ‘Dig n o de Seres
Perseveran t es.’ (185)”
184.  Faz  uma  clara  r ef erência  a  um  quinto  elemento  (k uu),  signif icando  a  harmonia  entr e  os  outr os  quatr o
elementos (terra, ar , f ogo, água).
185. Esta é uma outra tradução para o mundo ‘Saha’. T raduz-se também como ‘Mundo da T olerância’.
“Hon rado pelo Mu n do, n ós ag ora desejam os ver o Bu da Mu i t os T esou ros. Rog am os qu e o
Hon rado pelo Mu n do n os perm i t a vê-lo.” O Bu da Sh ak y am u n i  di sse ao Bu da Mu i t os T esou ros:
“O Bodh i sat t va Som  Maravi lh oso deseja vê-lo”.
O Bu da Mu i t os T esou ros di rig iu -se a Som  Maravi lh oso diz en do:  “Ex celen t e!  Ex celen t e,
qu e em  prol  de f az er of erecim en t os ao Bu da Sh ak y am u n i  e ou vi r o Su t ra da Flor de L ót u s da
L ei  Maravi lh osa, bem  com o para ver Man ju sh ri  e os ou t ros, você t en h a vin do aqu i”.
O Bodh i sat t va V i rt u de da Flor , en t ão, f alou  ao Bu da, diz en do:  “Hon rado pelo Mu n do, qu e
boas raíz es o Bodh i sat t va Som  Maravi lh oso plan t ou  e qu e vi rt u des m eri t órias ele cu l t ivou
para qu e t ivesse esses poderes espi ri t u ai s?”.
O Bu da di sse ao Bodh i sat t va V i rt u de da Flor:  “No passado, h ou ve u m  Bu da ch am ado Rei
das Nu ven s e do Som  do T rovão, Tat h ag at a, San t o, Sam y ak sam bu da. Su a t erra era ch am ada
Man i f est ação de T odos os Mu n dos. Seu  k alpa era ch am ado Del icioso de V er . Por doz e m i l
an os, o Bodh i sat t va Som  Maravi lh oso f ez  of erecim en t os de cem  m i l  t ipos de m úsica ao Bu da
Rei  das Nu ven s e do Som  do T rovão. Ele t am bém  lh e of ereceu  m ai s de oi t en t a e qu at ro m i l
t ig elas f ei t as dos set e t esou ros. Com o resu l t ado dest a ação, ele n asceu  n a t erra do Bu da
Sabedoria do Rei  da Con st elação Pu ra Flor e ag ora possu i  esse poder t ran scen den t al”.
“V i rt u de da Flor , o qu e você pen sa? Poderia o Bodh i sat t va Som  Maravi lh oso, qu e f ez
of erecim en t os de m úsicas e vasos de joias ao Bu da Rei  das Nu ven s e do Som  do T rovão, ser
qu alqu er ou t ro? Ele é ju st am en t e est e Bodh i sat t va e Mah asat t va Som  Maravi lh oso.”
“V i rt u de da Flor!  O Bodh i sat t va Som  Maravi lh oso f ez  of erecim en t os e en con t rou
i l im i t ados Bu das n o passado, por u m  lon g o t em po plan t ou  raíz es de vi rt u des e en con t rou
cen t en as de m i lh ares de m i ríades de k ot i s de n ay u t as de Bu das, ig u ai s em  n úm ero às areias do
Gan g es.”
“V i rt u de da Flor , você vê m eram en t e o corpo do Bodh i sat t va Som  Maravi lh oso com o ele
aparece aqu i . T odavia, est e Bodh i sat t va m an i f est a-se em  t odos os t ipos de corpos e preg a est e
Su t ra em  m u i t os lu g ares para os seres viven t es.
Ele pode m an i f est ar-se n o corpo de u m  Rei  Brah m a;  ele pode m an i f est ar-se n o corpo de
u m  Sh ak ra;  ele pode m an i f est ar-se n o corpo de u m  Deu s da Soberan ia;  ele pode m an i f est ar-se
n o corpo de u m  Deu s de Gran de Soberan ia;  ele pode m an i f est ar-se n o corpo de u m  g ran de
g en eral  celest e;  ele pode m an i f est ar-se n o corpo de u m  rei  celest ial  V ai sh ravan a;  ele pode
m an i f est ar-se n o corpo de u m  Rei  sábio Gi rador de Roda;  ele pode m an i f est ar-se n o corpo de
u m  rei  m en or;  ele pode m an i f est ar-se n o corpo de u m  g overn an t e;  ele pode m an i f est ar-se n o
corpo de u m  m ag i st rado;  ele pode
m an i f est ar-se n o corpo de u m  m in i st ro de est ado;  ele pode m an i f est ar-se n o corpo de u m
Brah m a;  ele pode m an i f est ar-se n o corpo de u m  Mon g e, Mon ja, L eig o ou  L eig a;  ele pode
m an i f est ar-se n o corpo da esposa de u m  g overn an t e ou  da esposa de u m  m ag i st rado;  ele pode
m an i f est ar-se n o corpo da esposa de u m  m in i st ro;  ele pode m an i f est ar-se n o corpo da esposa
de u m  Brah m a;  ele pode m an i f est ar-se n o corpo de u m  jovem  g arot o ou  de u m a jovem  g arot a.
Ele pode m an i f est ar-se n o corpo de u m  deu s, drag ão, y ak sh a, g an dh arva, asu ra, g aru da,
k in n ara, m ah orag a, u m  h u m an o ou  n ãoh u m an o e preg ar est e Su t ra (186). Ele pode salvar t odos
os qu e se en con t ram  n o in f ern o, den t re os espí ri t os f am in t os e os an im ai s, bem  com o aqu eles
em  di f icu ldades. Ele pode t ran sf orm ar-se n u m a m u lh er da cort e de u m  rei  e preg ar est e Su t ra.”
186. Possui, portanto, o samadhi de manif estar-se em quaisquer f ormas f ísicas ou entidades.
“V i rt u de da Flor , o Bodh i sat t va Som  Maravi lh oso pode salvar t odos os seres viven t es n o
m u n do Sah a. O Bodh i sat t va Som  Maravi lh oso pode, dessa f orm a, t ran sf orm ar-se em  t odos
esses di f eren t es t ipos de corpos e preg ar est e Su t ra para os seres viven t es n o m u n do Sah a e
ain da assim  n ada perder do seu  poder t ran scen den t al  de t ran sf orm ações e sabedoria.”
“A  sabedoria dest e Bodh i sat t va bri lh a resplan decen t e sobre o m u n do Sah a, f az en do com
qu e cada u m  dos seres viven t es g an h e com preen são. Em  m u n dos n u m erosos com o as areias do
Gan g es, at ravés das dez  di reções, ele f az  o m esm o:
Para aqu eles qu e devem  ser salvos pela f orm a de u m  Ou vin t e, ele m an i f est a-se n a f orm a
de u m  Ou vin t e e preg a-lh es a L ei .
Para aqu eles qu e devem  ser salvos pela f orm a de u m  Prat y ek abu da, ele m an i f est a-se n a
f orm a de u m  Prat y ek abu da e preg a-lh es a L ei .
Para aqu eles qu e devem  ser salvos pela f orm a de u m  Bodh i sat t va, ele m an i f est a-se n a
f orm a de u m  Bodh i sat t va e preg a-lh es a L ei .
Para aqu eles qu e devem  ser salvos pela f orm a de u m  Bu da, ele m an i f est a-se n a f orm a de
u m  Bu da e preg a-lh es a L ei .
Dessa m an ei ra, ele m an i f est a-se de t odas as f orm as para salvá-los da m an ei ra apropriada,
at é o pon t o de m an i f est ar-se en t ran do em  ex t in ção para aqu eles qu e devem  ser salvos pela
m an i f est ação da su a en t rada em  ex t in ção.”
“V i rt u de da Flor , t al  é o g ran de poder das pen et rações espi ri t u ai s e sabedoria do
Bodh i sat t va Mah asat t va Som Maravi lh oso.”
Naqu ela ocasião, o Bodh i sat t va V i rt u de da Flor di sse ao Bu da:  “Hon rado pelo Mu n do, o
Bodh i sat t va Som  Maravi lh oso possu i  raíz es de ben evolên cia prof u n dam en t e plan t adas.
Hon rado pelo Mu n do, em  qu al  sam adh i  reside est e Bodh i sat t va qu e o t orn a capaz  de
t ran sf orm ar-se e salvar os seres viven t es?”
O Bu da di sse ao Bodh i sat t va V i rt u de da Flor:  “Bom  h om em , est e sam adh i  é ch am ado
Man i f est ação de T odas as Form as Fí sicas. O Bodh i sat t va Som  Maravi lh oso, residin do n est e
sam adh i , pode ben ef iciar in con t ávei s seres viven t es”.
Qu an do est e capí t u lo sobre o Bodh i sat t va Som  Maravi lh oso f oi  preg ado, t odos aqu eles
qu e t in h am  acom pan h ado o Bodh i sat t va Som  Maravi lh oso, oi t en t a e qu at ro m i l  ao t odo,
obt iveram  o Sam adh i  da Man i f est ação de T odas as Form as Fí sicas. I n con t ávei s Bodh i sat t vas
n o m u n do Sah a t am bém  obt iveram  est e sam adh i , bem  com o o dh aran i  (187).
187.  Este  samadhi,  também  chamado  Flor  de  Lótus  da  Lei Maravilhosa,  e  que  permite manif estar  todos  os  tipos  de
corpos, é o mesmo  que  no  passado  permitiu  ao Bodhisattva Alegr emente V isto  Por  T odos  os  Ser es  manif estar  quaisquer
f ormas  f ísicas,  após  a  exposição  do  Sutra  da  Flor  de  Lótus  da  Lei  Maravilhosa  pelo  Buda  Pura  V irtude  e  Brilhante
como  o  Sol  e  a  Lua.  Este Bodhisattva  V irtude  da  Flor  do  pr esente  Capítulo  24,  f oi  no  passado  o  Buda  Pura  V irtude  e
Brilhante  como  o  Sol  e  a  Lua  do Capítulo  23  e  será  o  Buda  Pura  V irtude  e  Brilhante  como  o  Sol  e  a  Lua  do  Capítulo
23 do f utur o  e  que  r etransmitirá  este samadhi  para  o  Bodhisattva  Alegr emente  V isto  por  T odos  os  Ser es  do  f utur o,  hoj e
Bodhisattva  Rei  da  Medicina.  Este  Bodhisattva  Som  Maravilhoso,  transposto  do  r emoto  passado  graças  aos  poder es
transcendentais  do  Buda,  que  j á  serviu  e  f ez  of er endas  a  um  imensurável  númer o  de  Budas  e  que  há  muito  plantou
raízes  de  virtude  e  encontr ou centenas,  milhar es,  dezenas  de milhar es,  milhões  de  nayutas  de  Budas  iguais  em  númer o
às  ar eias  do  rio  Ganges;  é  o  próprio  Buda  Shak yamuni  do  pr esente,  dando  consistência  do  princípio  ao  f im.  Este
poder manif estado  pelo  Buda  Shak yamuni  é  a  V er dadeira Possessão Mútua e este samadhi  e  dharani  chamado  Flor  de
Lótus  da  Lei  Maravilhosa  –  Myoho-Rengue-Kyo  –  é  a  V er dadeira  Entidade  de  T odos  os  Fenômenos.  Os  oitenta  e
quatr o  mil  Bodhisattvas  que  acompanham  o  Bodhisattva  Som  Maravilhoso  são  os  oitenta  e  quatr o  mil  caracter es  do
Sutra Lótus. Cada um desses caracter es, sendo um Bodhisattva, possui a natur eza iner ente de Buda, signif icando que o
samadhi  desse  Bodhisattva  Som  Maravilhoso  abrange  todo  o  sutra.  Mais  ainda,  a  entonação  do  mantra-dharani
chama  do  Flor  de  Lótus  da  Lei  Maravilhosa  (Myoho-Rengue-Kyo)  corr esponde  a  entoar  o  Sutra  de  Lótus  em  sua
íntegra.
Naqu ela ocasião, o Bodh i sat t va Mah asat t va Som  Maravi lh oso, t en do f ei t o of erecim en t os
ao Bu da Sh ak y am u n i  e à t orre do Bu da Mu i t os T esou ros, ret orn ou  para a su a própria t erra. As
t erras por on de ele passou  t rem eram  de sei s f orm as di f eren t es, preciosas f l  ores de lót u s
ch overam  dos céu s e cen t en as de m i lh ares de m i ríades de k ot i s de m úsicas t ocaram .
Qu an do ele ch eg ou  à su a t erra, cercado pelos oi t en t a e qu at ro m i l  Bodh i sat t vas, ele
apresen t ou -se ao Bu da Sabedoria do Rei  da Con st elação Pu ra Flor e di sse:  “Hon rado pelo
Mu n do, est ive n o m u n do Sah a, on de ben ef iciei  os seres viven t es. Eu  vi  o Bu da Sh ak y am u n i  e a
t orre do Bu da Mu i t os T esou ros, sau dei -os e f i  z -lh es of erecim en t os. Eu  t am bém  vi  o
Bodh i sat t va Man ju sh ri , o Prín cipe do Dh arm a, bem  com o o Bodh i sat t va Rei  da Medicin a, o
Bodh i sat t va qu e Adqu i riu  o Poder do Esf orço Di l ig en t e, o Bodh i sat t va Doador I n t répido, e
ou t ros, e possibi l i t ei  a oi t en t a e qu at ro m i l  Bodh i sat t vas obt erem  o Sam adh i  da Man i f est ação
de T odas as Form as Fí sicas”.
Qu an do est e capí t u lo sobre o t rân si t o do Bodh i sat t va Som  Maravi lh oso f oi  preg ado,
qu aren t a e doi s m i l  seres celest iai s obt iveram  a com preen são da verdade do n ão-n ascim en t o e
n ão-ex t in ção de t odos os f en ôm en os. O Bodh i sat t va V i rt u de da Flor obt eve o Sam adh i  da Flor
de L ót u s da L ei  Maravi lh osa (188).
188.  “Flor  de  Lótus  da  Lei  Maravilhosa”  é  o  próprio  título  deste  sutra  que  em  sânscrito  se  denota  por
‘Saddharma-Pundarîk a’.  Quando  acr escido  da  palavra  “(Sutra)  da  Flor  de  Lótus  da  Lei  Maravilhosa”,  torna-se
‘Saddharma-Pundarîk a Sotaram’, que, em caracter es chineses, traduz-se por ‘Myoho-Rengue-Kyo’.

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