No budismo diferente da maioria das religiões, quando se fala em fazer
ou evitar algo, existem dois aspectos, não se fala apenas num aspecto geral (nem
ideias vagas, nas quais muitas vezes se podem enquadrar também vagas
interpretações). Fala-se num âmbito geral, mas principalmente um específico.
Quando se fala em ação correta há então uma noção geral de ação correta que em
muitos discursos dos Buda aparece depois do aspecto específico como exemplos.
Em primeiro lugar vem exatamente o que se quer dizer com ação correta, ou seja,
que ações estão ao nosso alcance e devem ser realizadas, e que ações devem ser
evitadas, em coerência com o caminho budista e para atingir seus objetivos. É o
que ocorre nos textos a seguir.
Aqui o modo específico
é representado por três dos cinco treinamentos para o não ordenado e três dos
oito treinamentos para o vive a vida santa, isto é, o ordenado. Observe que o
terceiro elemento do caminho é fundamentalmente diferente para monges e leigos.
Outra coisa a ser notada é a postura mental correta no lugar das ações incorretas,
pois são estas posturas que levarão às ações corretas, portanto, isso é um
detalhe muito importante que não deve ser deixado de lado. Se aquele que
permanece atento se esforça para não realizar as ações incorretas, permanece
com a mente bondosa, gentil e compassiva para com todos os seres, como ele
poderia cometer as ações incorretas? Pelo contrário, se ele assim permanece as ações
corretas surgirão.
Ação
Correta
Samma
Kammanto
Ação Correta é o quarto elemento
do Nobre
Caminho Óctuplo e pertence ao grupo da virtude
Definição
"E o que é ação correta? (1) Abster-se de
destruir a vida, (2) abster-se de tomar aquilo que não for dado, (3) abster-se
da conduta sexual imprópria. A isto se chama de ação correta."
-- SN XLV.8
Sua relação com os demais
elementos do caminho
"E como é que o entendimento
correto vem primeiro? A pessoa compreende a ação incorreta
como ação incorreta, e ação correta como ação correta. E o que é ação
incorreta? Matar seres vivos, tomar aquilo que não é dado e comportamento
impróprio em relação aos prazeres sensuais: essa é a
ação incorreta.
"A pessoa faz o esforço para abandonar a ação
incorreta e entrar na ação correta: Esse é o esforço
correto da pessoa. A pessoa com atenção plena abandona a
ação incorreta e entra e permanece na ação correta: essa é a atenção
plena correta da pessoa. Assim essas três qualidades - entendimento
correto, esforço
correto, e atenção
plena correta – giram em torno da ação correta."
-- MN 117
Uma vida vivida com habilidade
"Tendo seguido a vida santa e de posse do
treinamento e estilo de vida de um bhikkhu, (1) abandonando tirar a vida de
outros seres, ele se abstém de tirar a vida de outros seres; ele permanece com
a sua vara e arma postas de lado, bondoso e gentil, compassivo com todos os
seres vivos. (2) Abandonando tomar o que não seja dado, ele se abstém de tomar
o que não é dado; tomando somente aquilo que é dado, aceitando somente aquilo
que é dado, não roubando ele permanece puro. (3) Abandonando o não celibato,
ele vive uma vida celibatária, vive separado, abstendo-se da prática vulgar do
ato sexual."
-- MN 27
A habilidade de uma pessoa leiga
"E como alguém se torna puro de três formas
pela ação corporal? É o caso em que alguém, (1) abandonando matar seres vivos,
se abstém de matar seres vivos; ele permanece com a sua vara e arma postas de
lado, bondoso e gentil, compassivo com todos os seres vivos. (2) Abandonando
tomar o que não seja dado, ele se abstém de tomar o que não é dado; ele não
toma, como se fosse um ladrão, os bens e propriedades de outros num vilarejo ou
na floresta. (2) Abandonando a conduta imprópria com relação aos prazeres
sensuais, ele se abstém da conduta imprópria com relação aos prazeres sensuais;
ele não se envolve sexualmente com quem está sob a proteção da mãe, do pai, dos
irmãos, das irmãs, dos parentes, que possuem esposo, protegidas pela lei ou
mesmo com quem esteja coroada de flores por um outro homem. Assim é como alguém
se torna puro de três formas pela ação corporal.
-- AN X.176
Revisado: 9 Março 2013
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